KPMG anuncia novos seis Associate Partners e reforço da sua operação no Norte do país

KPMG anuncia novos seis Associate Partners

Em comum todos estes profissionais apresentam um percurso profissional maioritariamente construído na KPMG.

1000
  • Novos Associate Partners exercem funções nas áreas de Audit & Assurance, Tax e Deal Advisory.
  • Reforço da liderança do escritório do Porto, que ganha dois novos membros da Partnership.
  • Estes seis profissionais têm em comum uma carreira construída maioritariamente dentro da KPMG.

A KPMG Portugal anunciou seis promoções a Associate Partner, com efeitos a 1 de Outubro deste ano. A área de Audit & Assurance conta a partir de agora com quatro novos Associate Partners: José Nunes, Rui Lopes, Luís Silva e Pedro Costa, os dois últimos passarão a liderar aquela área no escritório do Porto. Já na área de Tax, Ricardo Girão é o novo Associate Partner, enquanto na área de Advisory Inês Dourado assume funções de Associate Partner para Deal Advisory. Em nota interna, o Presidente do Conselho de Administração da KPMG Portugal, Sikander Sattar, salienta que “estas nomeações estão alinhadas com a estratégia definida pela Comissão Executiva e implementada pelos Head of Functions, em particular ao nível da aposta na transformação de Auditoria com enfoque no tema de public trust, ao investimento do Tax em áreas de elevado potencial para a Firma e no reforço das competências no Deal Advisory face à dinâmica do mercado”. Em comum todos estes profissionais apresentam um percurso profissional maioritariamente construído na KPMG, tendo passado, ao longo dos anos de carreira, por diferentes etapas e níveis profissionais.

Escritório do Porto conta com liderança reforçada

Um terço dos novos Associate Partners estará baseado no escritório do Porto, que reforça assim a liderança do seu Departamento de Audit & Assurance, com as promoções de Luís Silva e Pedro Costa, que passam a estar especialmente focados no apoio exclusivo a clientes com operações na região Norte do país. Vitor Ribeirinho, Vice-Presidente e Head of Audit & Assurance da firma, salienta: “Este investimento no escritório do Porto é mais um passo na estratégia que temos vindo a seguir, de reforço da presença na região Norte, alargando o âmbito e a profundidade dos serviços que prestamos às empresas não só do Porto, como de toda a região”.

Notas Biográficas

Inês Dourado – Associate Partner, Deal Advisory: Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa, complementou a sua formação com um curso de Private Equity & Venture Capital pela Harvard Business School. Ingressou no departamento de Corporate Finance da KPMG em 2007, tendo liderado diversos projectos de avaliações de empresas e negócios, restruturações financeiras, levantamento de dívida, due diligences e fusões e aquisições. Conta com uma extensa experiência de avaliações de empresas e negócios no âmbito de IFRS, bem como de revisão e análise de fair value e testes de imparidade e purchase price allocations no âmbito do IFRS3/NCRF14, inclusivamente para fundos de investimento e de capitais de risco, bem como fundos imobiliários. Mais recentemente tem liderado projectos de restruturações financeiras, Processos Especiais de Revitalização e Levantamento de Dívida, incluindo emissão de obrigações.

José Nunes – Associate Partner, Audit & Assurance: Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, ingressou na KPMG em 1999, na área de Financial Services, onde foi responsável pela coordenação de projectos de auditoria a grandes bancos e pela área de crédito especializado. É igualmente Revisor Oficial de Contas. Geriu diversos projectos de levantamento e revisão dos sistemas de controlo interno e trabalhos no âmbito de emissão de dívida de entidades cotadas e operações de securitização. Foi responsável pela coordenação de acções especiais de inspecção a grandes bancos no âmbito de programas desenvolvidos pelo Banco de Portugal e Banco Central Europeu entre 2011 e 2014 e Project Manager da implementação de legislação europeia ao nível do reporte contabilístico e prudencial para instituições financeiras. Enquanto formador participa em inúmeras iniciativas sobre temas relacionados com as Normas Internacionais de Contabilidade, SNC e normas e procedimentos de auditoria. É um dos rostos da campanha “What’s your thing?”, através da qual a KPMG reformulou a comunicação com estudantes universitários.

Luís Silva – Associate Partner, Audit & Assurance (Porto): Ingressou na KPMG em 2001 após se licenciar em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Tem sido responsável pelo trabalho de auditoria de vários grupos nacionais e internacionais em diversas áreas. Nos últimos anos, esteve dedicado à linha de negócio de Infra-estruturas, Comunicações, Entretenimento, Governo e Saúde. No decurso da sua actividade liderou projectos de Assurance de conversão de demonstrações financeiras em IFRS, USGAAP, SNC e PGC, avaliação do controlo interno sobre o relato financeiro e de assessoria contabilística. Entre 2008 e 2010 esteve no Global Services Centre da KPMG nos Estados Unidos e integrou o Methodology Compliance Group, onde adquiriu um profundo conhecimento sobre as Normas Internacionais de Auditoria. Em 2010, ingressou no Departamento de Prática Profissional no escritório de Lisboa. Participa regularmente enquanto formador em acções de formação sobre auditoria e contabilidade, sendo orador em seminários em Portugal e no estrangeiro. É Revisor Oficial de Contas e certificado em competências LEAN pela Universidade de Cardiff.

Pedro Costa – Associate Partner, Audit & Assurance (Porto): Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É Revisor Oficial de Contas desde 2011 e possui certificado em competências LEAN pela Universidade de Cardiff. Ingressou no escritório do Porto da KPMG em Setembro de 2001. Desde então tem estado envolvido em trabalhos de auditoria a um vasto leque de clientes, de negócios familiares a Grupos cotados, passando por empresas públicas, de sectores como transportes, energia, saúde, entre outros. A sua experiência profissional inclui trabalhos de accounting advisory, due diligence, avaliações de sistemas de controlo interno, avaliação do cumprimento dos requisitos da Lei Sarbanes-Oxley, entre outros. É regularmente formador em acções internas e externas sobre auditoria e contabilidade, tendo sido formador na cadeira de Auditoria II da Pós-graduação da Universidade Católica Portuguesa.

Ricardo Girão – Associate Partner, Tax: Integra a KPMG desde 2001, na equipa de impostos indirectos (Indirect Tax). Conta com mais de 17 anos de experiência em consultoria fiscal centrada na criação de estruturas adaptadas a estratégias de eficiência fiscal em matéria do IVA e de tributação sobre o património imobiliário. Tem trabalhado regularmente na prestação de serviços de assessoria fiscal no âmbito de diversas transacções relacionadas com aquisição, lease back, arrendamento e outras formas de exploração e de desenvolvimento de projectos imobiliários promovidas por entidades nacionais e internacionais. Dedica-se especialmente à prestação de serviços de optimização fiscal no âmbito de processos de reestruturação de portfólios imobiliários de grupos e de empresas nacionais e multinacionais. A sua experiência inclui ainda o acompanhamento a vários processos de Due Diligence fiscal na área do IVA e dos Impostos sobre o Património. É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e conta com uma especialização em Fiscalidade no Overgest/ISCTE.

Rui Lopes – Associate Partner, Audit & Assurance: Revisor Oficial de Contas e Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Juntou-se à KPMG em 2002, integrando o Departamento de Auditoria especializado em Industry and Consumer Markets. Ao longo da sua carreira especializou-se no sector energético, com especial incidência nas áreas de Power & Utilities e Oil & Gas. A sua experiência em auditoria inclui trabalhos com empresas cotadas e grupos nacionais e internacionais. Desenvolveu ainda experiência em trabalhos de natureza especial tais como preparação e revisão de demonstrações financeiras consolidadas, avaliação de sistemas de controlo interno e revisão de informação financeira para diferentes reguladores. Participou em projectos de conversão e adopção de diferentes normativos contabilísticos, como IFRS e SNC, programas de emissão de dívida e em Ofertas Públicas de Venda.

© 2024 KPMG & Associados – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, S.A., sociedade anónima portuguesa e membro da rede global KPMG, composta por firmas membro independentes associadas com a KPMG International Limited, uma sociedade inglesa de responsabilidade limitada por garantia. Todos os direitos reservados.

Para mais informação relativamente à estrutura da organização global da KPMG por favor consulte: https://kpmg.com/governance.

Ligue-se connosco