Cristiano Ronaldo lidera nas redes sociais com 318 milhões de seguidores

Cristiano Ronaldo lidera nas redes sociais

Manchester United é o clube mais valioso da Europa de acordo com estudo da KPMG

1000
  • A KPMG lançou o estudo "The European Elite 2018", que avalia o valor empresarial dos principais clubes europeus. O Manchester United FC (3.255 milhões de euros) lidera a lista dos clubes mais valiosos, seguido pelos espanhóis Real Madrid FC e FC Barcelona.
  • Finalistas da UEFA Champions League, Real Madrid CF (2.920 milhões de euros – 2º do ranking) e Liverpool FC (1.580 milhões de euros – 8ª posição no ranking), valem, em conjunto, 4.5 mil milhões de euros.
  • Benfica é o único clube português no ranking dos 32 clubes mais valiosos, sendo o 26º na lista, acima de clubes como o Sevilha, Ajax, Mónaco ou Valência.
  • No total e em comparação com a época passada, o valor dos 32 clubes europeus mais valiosos cresceu 9%.
  • Numa avaliação à presença nas redes sociais, Cristiano Ronaldo é o jogador com mais seguidores, seguido, a longa distância, por Neymar e Lionel Messi. Por equipas, o campeonato das redes sociais é liderado pelo Real Madrid, que ainda assim tem menos seguidores que Cristiano Ronaldo.

Antes da final da UEFA Champions League, no próximo sábado, entre Real Madrid CF e Liverpool FC, a KPMG lança a terceira edição do estudo "Football Clubs’ Valuation: The European Elite 2018" um relatório sobre o Valor Empresarial (VE) de 32 clubes de futebol europeus, onde se destacam também os clubes e jogadores mais seguidos nas redes sociais.

Cristiano Ronaldo é, de longe, o jogador seguido por mais pessoas em todo o mundo através das redes sociais, num total de mais de 318 milhões de seguidores. Atrás de Cristiano Ronaldo estão Neymar (191 milhões de seguidores) e Lionel Messi (179 milhões de seguidores). O jogador português tem inclusive mais seguidores nas redes sociais que o clube que representa, já que o Real Madrid conta com um total de 214 milhões de seguidores, menos 104 milhões que o capitão da selecção nacional.

Em geral, os 32 clubes europeus com mais Valor Empresarial ganharam perto de 111 milhões de novos seguidores em todas as plataformas on-line, representando um aumento de 10% ao longo do período em análise (1 de Agosto de 2017 a 22 de Abril de 2018). Uma tendência notável para o crescimento geral entre os 32 principais clubes é o aumento do Twitter (26%) e do Instagram (17%), em oposição ao aumento de 4% do Facebook.

José Mourinho lidera clube mais valioso da Europa

O pódio deste ranking da KPMG é novamente ocupado por Manchester United FC, Real Madrid CF e FC Barcelona.

Com um crescimento de 5% do seu Valor Empresarial em euros os ‘Red Devils’, apesar dos resultados desportivos significativamente inferiores em comparação com o Real Madrid CF e um ligeiro decréscimo nas receitas operacionais, conseguiram melhorar ligeiramente o seu elevado nível de rentabilidade e liderar a tabela dos clubes mais valiosos.

Benfica é o único clube português na lista dos mais valiosos

Em termos nacionais, o Benfica continua a ser o único clube português na lista dos clubes mais valiosos, sendo o 26º do ranking, acima de clubes como Sevilha, Ajax, Mónaco ou Valência. O "clube da águia" apresenta um valor empresarial de 328 milhões de euros, tendo, no entanto, apresentado um decréscimo de valor na ordem dos 3%.

Andrea Sartori, Global Head of Sports da KPMG comenta: "A indústria do futebol continua a subir, mostrando pela segunda temporada consecutiva um aumento do Valor Empresarial (9%) para os 32 clubes incluídos no ranking. O crescimento é impulsionado por diferentes factores, sendo um deles o aumento de 8% da receita operacional dos clubes. Transferências importantes e custos crescentes de pessoal não impediram que esses clubes registassem uma tendência ascendente impressionante, já que os lucros antes de impostos aumentaram cerca de 17 vezes em comparação com o ano anterior."

Sartori continua: "Uma das razões para este crescimento pode ser encontrada na influência significativa exercida pelos clubes ingleses, bem como na melhoria da saúde financeira de muitos clubes de dimensão média, o que também reflecte o cumprimento do regulamento de fairplay financeiro da UEFA."

Notas para editores

O estudo "Football Clubs’ Valuation: The European Elite 2018" pretende fornecer uma indicação do valor empresarial dos clubes de futebol europeus a 1 de Janeiro de 2018.

A base deste relatório é uma análise das últimas demonstrações financeiras publicamente disponíveis para 39 clubes europeus, sendo seleccionados para esta publicação os 32 melhores por VE. Assim, é importante notar que este relatório não considera os resultados empresariais e desportivos alcançados por cada clube na temporada de futebol de 2017/18.

O algoritmo desenvolvido pela KPMG e aplicado para os fins deste estudo é consistente com o aplicado nas duas últimas edições, sendo baseado na abordagem Receitas Múltiplas e leva em consideração cinco métricas específicas do futebol: lucro, popularidade, potencial desportivo, direitos de transmissão e propriedade do estádio.

Mais informação, bem como os intervalos de Valor Empresarial dos 32 clubes mais valiosos, podem ser encontrados no link acima.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas profissionais que prestam serviços de auditoria, fiscalidade e consultoria. Estamos presentes em 154 países com 200 mil profissionais a trabalhar nas firmas membro a nível mundial. Em Portugal, a KPMG tem escritórios em Lisboa e no Porto com 51 membros da Partnership e mais de 1100 colaboradores. De forma apaixonada e com propósito trabalhamos lado-a-lado com os nossos clientes, combinando abordagens inovadoras com uma vasta experiência, de forma a entregar resultados reais.

© 2024 KPMG & Associados – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, S.A., sociedade anónima portuguesa e membro da rede global KPMG, composta por firmas membro independentes associadas com a KPMG International Limited, uma sociedade inglesa de responsabilidade limitada por garantia. Todos os direitos reservados.

Para mais informação relativamente à estrutura da organização global da KPMG por favor consulte: https://kpmg.com/governance.

Ligue-se connosco